11 de maio de 2012

Entidades lançam manifesto a favor da agroecologia no Paraná

Diversas entidades ligadas à Agroecologia lançaram nesta quarta-feira,9, um manifesto contra o veto do governador Beto Richa ao projeto de lei nº 403/11, do deputado Elton Welter (PT), que incentiva a implantação de um sistema de produção agroecológica pelos agricultores familiares no Paraná.

O projeto propõe a ateração nos processos de produção de alimentos, com a conversão para os sistemas agroecológicos,  para garantir uma política mais conservacionista, inclusive sobre à proteção da qualidade hídrica dos cursos d’água, diminuindo as ações com a utilização de produtos químicos

No “Manifesto a favor da Agroecologia no Paraná”, as entidades criticam duramente o argumento utilizado pelo governador para vetar o projeto, qualificado de “inconstitucional e contrário ao interesse público”. Tal justificativa é considerada pelo manifesto “descabida, inoportuna e parcial, pois atribui importância somente ao agronegócio e ignora o papel da agricultura familiar, enquanto produtora de 70% dos alimentos consumidos pela população”.

Durante a sessão plenária, Welter  condenou o veto e chamou os deputados a derrubá-lo na sessão da próxima terça-feira,15. As entidades estão fazendo uma campanha com mensagens ao governador, ao vice-governador, à Casa Civil, Secretaria da Agricultura, ao presidente da Assembléia Legislativa e aos líderes do governo e da oposição, manifestando a posição a favor do projeto e contrária ao veto.

A líder da bancada do PT, deputada Luciana Rafagnin, também questionou o veto do governador Beto Richa e pede a sensibilidade dos deputados estaduais pela derrubada do veto. "O projeto é muito importante, pois  preserva a vida de todos nós, dos trabalhadores, dos agricultores, que usarão menos agrotoxicos, e ainda valorizará a produção dos orgânicos".


Fonte: Liderança PT - ALEP



Nenhum comentário:

Postar um comentário